Para atuar no direito desportivo eletrônico (eSports) é necessário que o advogado se dedique ao estudo das principais disciplinas relacionadas ao desporto, como a lei geral do desporto, a Constituição Federal, a CLT e outras legislações.

E para atuar no direito dos esportes eletrônicos é altamente recomendável o estudo de campos específicos da tecnologia especialmente dos jogos eletrônicos, os modelos de negócio aplicáveis ao entretenimento digital, entre outros.

Depois, é necessário definir os nichos de atuação. Existem centenas de nichos de sub nichos de atuação do direito dos esportes eletrônicos (eSports), como transferências de jogadores, contratos esportivos, doping, resolução de disputas, assessoria jurídica, acompanhamento de regulamentos, e outros. Isso pode ajudar a construir uma reputação e se tornar um especialista em um campo específico dentro do direito desportivo.

Para quem quer começar agora e não entende nada dos esportes eletrônicos (eSports) deve familiarizar-se com o mundo dos eSports e entender um pouco sobre os jogos mais populares, sobre a estrutura das organizações de eSports, equipes, torneios e eventos importantes, além de acompanhar as notícias e tendências relacionadas aos eSports para entender o mercado e sua dinâmica.

Você também pode identificar a sua área de interesse no direito para começar a atuar no direito desportivo eletrônico, mas dentro da sua área de atuação, pois existem várias áreas de atuação diferentes das modalidades esportivas tradicionais como empresarial para times de eSports, assessoria de jogadores, e outras, de modo que, ao identificar as principais demandas existentes na sua área você poderá atuar e certamente se encontrará no mercado sem dificuldade.

É comum que os advogados não tenham cursado direito desportivo na faculdade, pois não é matéria obrigatória. Para suprir a deficiência no campo de estudo do direito desportivo eletrônico e ganhar experiência prática na área de eSports você pode procurar desde vagas de estágio, vagas em escritórios, ou mesmo assessorar equipes e organizações para atuar como advogado interno.

A maneira mais eficaz de atuar no direito desportivo eletrônico e ganhar experiência prática é relacionar-se com outros profissionais que já atuam. Nem sempre você conseguirá vaga em escritório. Portanto, participar de Comunidades formadas por advogados e estudantes que vivem o dia a dia do direito esportivo eletrônico (eSports) é a forma mais segura e eficiente de você expandir o seu conhecimento e repertório nesse nicho de atuação.

É importante sempre estar disposto a assumir novos desafios, pois os esportes eletrônicos e o direito é uma área de atuação muito nova. Então, esteja aberto para assumir dos trabalhos mais simples aos mais complexos, inclusive para assumir novos projetos independentes que possam abrir portas para futuras oportunidades.

O mercado do direito e dos esportes eletrônicos (eSports) é muito amplo e pouco competitivo, pois é novo, e mesmo assim para construir uma carreira bem-sucedida requer esforço, dedicação e conhecimento atualizado além de se abrir para mudanças constantes. Se você tiver paixão pelos games e esportes eletrônicos isso certamente irá ajudá-lo a se destacar e a encontrar oportunidades de crescimento profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *